A adolescência é uma fase que se caracteriza por mudanças importantes para a formação da identidade e da personalidade do jovem. Existe uma ambivalência nas atitudes, oscilações de humor, incertezas, inseguranças, os quais os adolescentes vivenciam intensamente. As mudanças que ocorrem acarretam alterações da auto-imagem e da autoestima, constituindo uma espécie de “crise da adolescência”, durante a qual o jovem vai procurar adquirir autonomia em relação aos pais e a família, passando a conviver mais com o grupo de amigos.
Para enfrentar todas essas mudanças, que interferem no seu desenvolvimento, o adolescente precisa de um ambiente familiar, escolar e social adequado, que ofereça acolhimento e orientação necessários a essa sensação de desorganização. Sabe-se que um ambiente de extrema rigidez ou falta de imposição de limites, pode interferir na organização satisfatória desse desenvolvimento podendo acarretar em algum tipo de comportamento de risco como, por exemplo, o uso de drogas.
Importante ressaltar que quanto mais cedo ocorre o consumo de álcool e outras drogas há uma chance maior da pessoa desenvolver dependência química.
Nessa fase há um sentimento de invulnerabilidade, como se nada pudesse atingir o adolescente, além de preferência por experiências imediatas, na busca de prazer, sem preocupações com consequências futuras. O jovem também pode buscar no uso de álcool e outras drogas a fuga de pressões sociais, econômicas ou emocionais, questões das quais não está conseguindo lidar. Além disso, pode querer pertencer a um determinado grupo, ou buscar o uso por curiosidade, ou pela necessidade de novas experiências.
Komentarze